Museu de História Natural, Victoria and Albert e Harrods – Três passeios através da Cromwell Road

Londres é uma cidade plana, boa para explorar a pé. Uma via importante, que abriga atrações essenciais e grátis, é a Cromwell Road, em South Kensington. Foi nela que ficamos hospedados, no Easy Hotel, e é nela que o turista pode programar um roteiro para um dia completo, como iremos mostrar.

O ponto de partida é o Museu de História Natural. Os portões abrem às 10h e espere por muitas crianças durante o passeio. Escolas costumam levar turmas completas para explorar o acervo do museu. Uma cena interessante é ver os pequenos com os livros nas mãos, fazendo anotações e desenhando.

 

Logo na entrada há o esqueleto enorme de um Diplodocus, dinossauro conhecido carinhosamente como Dippy. A galeria desses seres fantásticos que viveram há milhões é sem dúvida a mais concorrida. Entre as peças, há o primeiro fóssil encontrado de um Tiranossauro Rex e também o crânio de um Triceraptor. A exposição é bem instrutiva, explicando quando e onde viveu cada dinossauro. Ovos, ossos, dentes e muitos objetos destacam a riqueza do museu. Vídeos, objetos lúdicos e placas ajudam a entender como era a vida desses animais gigantes. Um painel explica a série de fatores de culminou na extinção deles no Planeta.

 

Voltando ao hall central, subindo às escadas, há uma estátua de Charles Darwin. E é em uma sala logo à esquerda que estão alguns dos tesouros do museu, como a primeira edição do livro “A Origem das Espécies” e os pombos de Darwin, importantes na elaboração da teoria da seleção natural. Outras duas preciosidades são o ovo de um pinguim-imperador, coletado durante uma expedição à Antártica; e um dodô, a ave não-voadora excêntrica que aparece em “Alice no País da Maravilhas” e que foi extinta por conta da ação do homem. Além disso, dois objetos espaciais podem ser observados: um meteorito e um fragmento da Lua.

O NHM possui 36 galerias dividas em quatro zonas. O visitante pode ver os mais variados exemplares de plantas, fósseis, rochas e, claro, diversos animais. Ao todo, conforme o site, são 70 milhões de espécies e objetos. Um dos destaques é o fóssil e a réplica de uma baleia azul instalados no teto do museu. Infelizmente a peça estava em manutenção quando fizemos a visita. O museu leva cerca de 1h30 a 2h para ser explorado.

Bem pertinho dali, a alguns passos, está o Victoria and Albert Museum, conhecido como V&A. Saem as crianças e entram os mais velhos com as pranchetas na mão. Estudantes de design e artes são visitantes comuns entre as áreas do museu. A coleção permanente do local é estimada em 4,5 milhões de objetos. As incomparáveis peças de arte e design contemporâneo e histórico celebram a criatividade e capacidade do homem em produzir obras-primas. Há objetos de pelos 5 mil anos de história, passando por dinastias orientais, o renascimento e chegando aos dias de hoje.

Uma coleção interessante é a da evolução da moda. Cada vitrine mostra a transformação das vestimentas ao longo da história. Desde as usadas pelos nobres, às roupas de banho, criações de estilistas consagrados e trajes modernos. Uma parte irônica e divertida mostra o aperfeiçoamento das capas de chuva, tão comuns na vida dos ingleses.

O roteiro termina na Harrods, a mais famosa e gigantesca loja de departamentos do Reino Unido. O paraíso de consumo de 330 seções inclui roupas, perfumes, joias, relógios, artigos de cerâmica, objetos para casa, decoração, eletrônicos, brinquedos… e uma infindável lista de tudo que existe de mais moderno e luxuoso. Chocolates, vinhos, caviar e as comidas mais desejadas do mundo podem ser comprados na Harrods. Quem chega a Londres no período antes do Natal fica perdido na quantidade de itens de decoração. É impossível sair da Harrods sem desejar comprá-la inteira.

Museu de História Natural
Entrada Gratuita
Das 10h às 17h50
Metrô: South Kesington (Picadilly, Circle e District Lines)

Museu Victoria and Albert
Entrada Gratuita (exceto exposições especiais)
Das 10h às 17h45 diariamente. Até as 22h às sextas
Metrô: South Kesington (Picadilly, Circle e District Lines)

Harrods
Das 10h às 21h de segunda a sábado. Domingo das 11h30 às 18h
Metrô: Knightsbridge (Picadilly Line)

Um comentário em “Museu de História Natural, Victoria and Albert e Harrods – Três passeios através da Cromwell Road

Deixe uma resposta