Trem-hotel: uma viagem noturna entre Lisboa e Madri

As duas principais cidades da Península Ibérica, Lisboa e Madri, rendem, juntas, um ótimo (e econômico) roteiro de viagem. Mas como percorrer os cerca de 630 quilômetros que separam as capitais de Portugal e Espanha?

Durante o nosso mochilão pela Europa resolvemos encarar esse trajeto de um jeito tipicamente europeu: de trem.

Saímos da Estação Oriente, em Lisboa, às 21h34 e chegamos em Madri, na estação Chamartin, às 8h40 no horário local. Como as duas cidades têm fuso horário diferentes foram ao todo 10h06 de viagem. A Espanha está uma hora na frente de Portugal.

Por sabermos que era uma viagem longa optamos por um um tipo de acomodação um pouco mais confortável do que as tradicionais poltronas. Neste trecho, há quatro opções de “assentos” e, consequentemente, quatro tarifas diferentes. Nós utilizamos a “Cama Turista” que é uma cabine com duas beliches que acomoda quatro pessoas. Essas cabines são divididas entre acomodações femininas e masculinas, por isso, acabamos viajando separados.

Nas outras categorias, a “Turista” é aquela que tem apenas as poltronas convencionais. Enquanto a “Cama Preferente” tem cabines individuais ou duplas (essas sim podem ser usadas por casais) e a “Cama G.Classe” tem cabines com camas maiores, ducha, lavabo e atendimento personalizado.

Na cabine em que viajamos, havia além das camas, um pequeno lavabo. Alem disso, eram disponibilizados kits com escova de dente, creme dental, água e um pente para cada passageiro. Apesar de pequenas, as camas eram confortáveis e tinham travesseiro, lençóis e cobertores.

Para esse tipo de acomodação, pagamos cerca de 30 euros por pessoa o trecho. Ótima opção para quem quer viajar com um pouco mais conforto durante a noite sem precisar gastar muito.

Mas atenção! Como só há um horário de trem por dia no trecho Lisboa-Madri é preciso ficar atento para conseguir boas tarifas. Quanto antes você comprar, melhor. As passagens ficam disponíveis sempre entre dois meses e um mês antes da viagem.

Tanto o trecho Lisboa-Madri quanto o Madri-Lisboa são operados pela Renfe e os bilhetes podem ser adquiridos diretamente do site da empresa espanhola.

Em Lisboa, os trens partem e chegam na Estação Oriente, que fica no bairro de mesmo nome e contém várias atrações de passeios bacanas como o teleférico e o oceanário da cidade. Já em Madri, a estação que recebe os trens para ambos os percursos é a Chamartin, que apesar de não ser muito central tem ligação direta com o centro da cidade por meio do metrô.

No trecho Lisboa-Madri a partida ocorre diariamente às 21h34 com chegada às 8h40. Já no percurso inverso a saída é as 21h50 com chegada às 7h20. Vale lembrar que o fuso horário entre as duas cidades não é o mesmo. Por isso, os trajetos somam 10h06 e 10h30, respectivamente.

*Imagem: Reprodução/railcc

3 comentários em “Trem-hotel: uma viagem noturna entre Lisboa e Madri

  1. Boa noite!!!! Estou tentando comprar a passagem de trem madri Lisboa, mas não está me dando essa opção de cabine. Apenas disponível as de 2 poltronas. Sabe me informar como funciona ou se estou olhando no lugar errado??? Desde já agradeço.
    Atenciosamente, Flavia Azeredo

    1. Oi Flavia. Entrei no site da Renfe (http://www.renfe.com/), pesquisei pelo trajeto Madri/Chamartin-Lisboa/Oriente em várias datas e apareceu para escolher a classe. Pode acontecer de o site demorar um pouquinho para carregar ou o seu navegador de internet estar bloqueando. A outra hipótese é a opção já estar esgotada para a data da sua viagem. Espero ter ajudado na sua dúvida. Boa sorte! Qualquer novidade estamos à disposição. Obrigado pelo contato. (Lucas)

Deixe uma resposta