Salzburg: um passeio pela terra de Mozart e Noviça Rebelde

Tem algumas cidades que mexem com o coração da gente. Salzburg, na Áustria, é assim. Desafio qualquer um a não se apaixonar pelas paisagens exuberantes dessa cidade de cerca de 150 mil habitantes. (Veja como foi nosso passeio por lá no vídeo abaixo).

Conhecida por ser a terra natal de Mozart e ter servido de cenário para as filmagens do clássico “A Noviça Rebelde”, Salzburg encanta até mesmo que não é fã de cinema ou música clássica. Acolhedora e com uma paisagem de tirar o fôlego, a cidade tem vista para os Alpes e vários monumentos lindos.

A visita pode ser feita em um dia, durante um bate-volta de Munique (são apenas duas horas de trem de distância), mas nada impede que você se hospede no local para aproveitar um pouco mais de Salzburg.

O centro histórico da cidade, que foi declarado Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1966, é um charme cheio de ruazinhas pequenas, lojinhas, além dos principais pontos turísticos de Salzburg. Dentre as atrações mais famosas está a casa onde nasceu Mozart, onde hoje funciona um museu (10 euros). O músico também é atração principal na Mozartplatz, ou simplesmente, a praça de Mozart, onde fica uma estátua em homenagem ao filho mais famoso de Salzburg. Além das atrações, Mozart também está presente em várias lojinhas da cidade, que vendem os mais variados souvenirs inspirados no músico.

Mozarthaus

Também no centro fica a Catedral de Salzburg, uma construção lindíssima dedicada a São Rupert e à Virgem Santa. Logo na entrada da igreja é possível ver três datas: 774, 1628 e 1959. A primeira, indica a data em que a primeira catedral foi consagrada; a segunda, o ano em que a catedral atual foi consagrada, depois da primeira ter sido incendiada; e a terceira, o ano em que a igreja voltou a funcionar depois de ter sido atingida por uma bomba em 1944. Já por dentro, a Catedral de Salzburg chama atenção pela imponência e beleza.

DSC00744

DSC00755

Como visitamos a cidade em dezembro tivemos ainda o privilégio de encontrar uma feirinha de Natal nas ruas do centro. Uma ótima pedida para fazer uma pausa, almoçar, tomar vinho quente e depois degustar um docinho local. Tudo em frente ao Palácio Residenz (12 euros), antiga residência do príncipe de Salzburg, que também pode ser visitado.

DSC00737

DSC00766

DSC00764

Mas o principal passeio da cidade fica por conta da Fortaleza ou Forte de Hohensalzburg (15,20 euros). Um ícone da cidade, a atração fica no alto de uma colina e pode ser vista de vários locais da cidade. O local foi construído em 1077, foi o lar de vários príncipes arcebispos e é até hoje uma das fortalezas mais conservadas da Europa.

DSC00724

Para acessar o local dá para encarar a subida a pé ou pegar o funicular, que por si só, é uma atração a parte. O transporte é rapidíssimo e proporciona uma vista maravilhosa da cidade. Aliás, a vista da fortaleza, tanto para o lado da cidade quanto dos Alpes é simplesmente incrível.

DSC00800

IMG_2634

Além disso, em Hohensalzburg é possível fazer dois tipos de passeio: um guiado, com número restrito de visitantes por vez, onde um áudio-guia vai explicando a história fascinante do local e outro por conta própria. Ambos valem muito a pena e passam por lugares importantes da construção. Ainda na fortaleza fica um pequeno Museu de Marionetes, com vários personagens importantes da história de Salzburg.

Já fora do centro histórico, uma das atrações que mais chama atenção é o Palácio Mirabell, que teve cenas da Noviça Rebelde gravadas em seus jardins. Esses jardins, aliás, são lindos e uma ótima opção de passeio para os dias de sol. Quem se interessar pelo filme pode ainda adquirir com agências passeios específicos por vários outros lugares que serviram de palco para das gravações desse clássico do cinema.

IMG_2524

Um comentário em “Salzburg: um passeio pela terra de Mozart e Noviça Rebelde

Deixe uma resposta