Roma a pé: passeio pelo centro histórico

O centro histórico de Roma é a parte mais gostosa da cidade. São váááárias ruazinhas gostosas de andar que fazem a gente mergulhar nos milhares de anos de história da capital da Itália. Para desvender essa região só a pé. Por isso, coloque um sapato confortável, tenha um mapa em mãos (é impossível não se perder) e prepare a câmera fotográfica.

Minha dica é pegar o metrô e descer na estação Flamino ou Spagna para começar o passeio pela Piazza del Popolo ou Pizza di Spagna.

Eu sugiro começar pela Piazza del Popolo uma praça maravilhosa onde os italianos costumam se reunir para comemorar os títulos do futebol, resultado de eleições ou usada em manifestações.

*Dica: eu não lembro os detalhes históricos de todos os pontos turísticos, mas antes da viagem vale a pena dar uma estudada no destino. Afinal, não adianta nada estar num dos lugares mais importantes do mundo sem entender aquele significado.

Saindo da Piazza del Popolo siga pela Via del Corso. Essa é uma das avenidas mais importantes de Roma. Tem muuuitas lojas conhecidas e várias outras igrejas. Em Roma é assim, a cada três passos você encontra uma nova igreja. Viu uma portinha com gente entrando e saindo? Igreja! Nem sempre as igrejas parecem ser igrejas, por isso, se você gosta de visitar esses lugares vá vendo tudo com atenção.

Escadarias da Piazza di Spagna
A vista da Piazza di Spagna para a Via Condotti

Depois de um tempinho de caminhada pela Via del Corso você vai chegar no entroncamento com a Via dei Candotti, que também vale a visita. Essa é a rua das grifes famosas como Dior, etc. Seguindo por ela você vai sair na frente da Piazza di Spagna. Outra praça linda, linda, linda com uma escadaria gigante onde todo mundo para para apreciar a vista.

Voltando para a Via del Corso siga até a mais a frente (pare para tomar um gelatto no caminho) e escolha em qual ruazinha você vai se aventurar para ter acesso aos outros pontos turísticos. Aqui você terá duas opções: virar à esquerda e acessar a Fontana di Trevi ou à direita para chegar ao Pantheon.

Pantheon

Minha sugestão é ir até o Pantheon e depois voltar para a Fontana di Trevi. Vendo o Pantheon você vai ter certeza que está em Roma. Ah, o local também foi transformado em igreja. Dali, siga mais à direita e vá até a Piazza Navona, a praça mais gostosa de Roma, na minha opinião.

Vale a pena fazer uma refeição por ali ou apenas tomar um cafezinho. Na Piazza Navona também está a embaixada do Brasil, que fica no maior edifício da praça. Chique, né? Para ver a região da Piazza Navona vale a pena ter um bom guia em mãos, há várias coisas legais nas ruas ali perto que valem a visita.

Piazza Navona

Da Piazza Navona volte para a região do Pantheon e vá até a Fontana di Trevi. Esse monumento dispensa comentários né? A pequena multidão de turistas que você vai encontrar explica o fascínio que a Fontana di Trevi causa nas pessoas. É linda demais! Não esqueça de levar uma moedinha para jogar na fonte e fazer um pedido. Para quem foi de manhã vale a pena reservar uma outra voltinha ao local a noite. A iluminação dá um toque ainda mais especial.

Fontana di Trevi!
Mais uma dela <3

Quem já estiver cansado de tanto andar, pode ir até a estação Barberini do metrô, que é logo ali. Já quem estiver com mais disposição pode continuar o passeio até o final da Via del Corso que dá na Piazza Venezia, onde fica o Monumento a Vittorio Emanuelle.

Monumento a Vittorio Emanuelle

Ali, você estará pertinho do Coliseu, mas aí já é assunto pra outro post.

2 comentários em “Roma a pé: passeio pelo centro histórico

Deixe uma resposta