Você já deve ter ouvido falar no “Índice Big Mac”, certo? Uma pesquisa criada pelo jornal britânico The Economist, que a cada seis meses avalia o preço do lanche mais famoso do McDonald’s no mundo todo para analisar quais moedas são mais ou menos valorizadas perante o dólar.
Inspirados nessa ideia nós anotamos durante nosso mochilão na Europa o valor do Big Mac em algumas cidade que passamos. A ideia era verificar se o valor do lanche mudava muito de lugar para lugar e se o custo de vida de determinada região influenciava no preço do lanche.
Além disso, achamos que divulgar os preços por aqui poderia ajudar os viajantes e mochileiros a se programarem melhor para cada cidade. Afinal, mesmo em uma viagem, uma passadinha no McDonald’s é inevitável, seja na procura por uma comida já conhecida e barata ou pela internet Wi-Fi gratuita e de qualidade. Quem nunca?
O valor de cada Big Mac
Vale lembrar que os preços mostrados são para o Big Mac Menu, ou seja, já incluí o sanduíche, a batata e um refrigerante médio e que definimos o Euro como moeda padrão. Por isso, países que usam outras moedas tiveram o valor convertido.
- Amsterdã – Holanda: 7 euros
- Barcelona – Espanha: 5,95 euros
- Budapeste – Hungria: 4,30 euros (ou 1340 forintes)
- Lisboa – Portugal: 5 euros
- Londres – Reino Unido: 8 euros (ou 5,35 libras)
- Madri – Espanha: 5,95 euros
- Milão – Itália: 8 euros
- Munique – Alemanha: 6,20 euros
- Paris – França: 8 euros
- Roma – Itália: 6,70 euros
- Viena – Áustria: 6,50 euros
Conclusão
Como nós já imaginávamos o preço do Big Mac varia de acordo com o custo de vida de cada cidade. Por isso, Budapeste e Lisboa, por exemplo, as duas cidades mais baratas de toda a viagem, são também as cidades que têm os lanches mais em conta.
Assim como Londres e Paris, duas das cidades mais caras de toda a Europa são também as que cobram mais caro por um Menu Big Mac. Também é interessante observar que em alguns casos dentro de um mesmo país, os lanches apresentam preços diferentes como é o caso de Roma e Milão.
* Valores referentes a novembro e dezembro de 2015 / Imagens: Pixabay
[…] Vale lembrar ainda que a melhor forma de comer bem e barato em Lisboa ou qualquer outra cidade é visitar supermercados. Em Lisboa, o Pingo Doce foi uma excelente surpresa (veja aqui nosso guia de supermercados na Europa). Agora, se sua praia for fast foods clássicos descobrimos que o Bic Mac em Lisboa foi um dos mais baratos que encontramos na Europa. Veja aqui! […]