Prater, em Viena, tem roda-gigante do século XIX

Quando se fala em parque público se imagina uma ampla área verde onde as pessoas podem passear, fazer um delicioso piquenique, relaxar, praticar exercício e tirar lindas fotos. O Prater, em Viena, tem tudo isso e muito mais. A extensa área nos arredores do Rio Danúbio é conhecida por abrigar um dos parques de diversões mais completos da Europa. A roda-gigante instalada no local é uma das mais antigas do mundo e símbolo da bela capital da Áustria.

entrada prater viena

O Prater foi por séculos um campo de caça imperial acessível apenas para a aristrocracia vienense. A história passou a mudar em 1776 quando o imperador Josef II doou a área que aos poucos foi transformada pelos moradores em um animado centro de lazer público.

Ícone do espaço, a Riesenrad (roda-gigante) foi construída em 1897 para comemorar o jubileu de ouro do imperador Franz Joseph I. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi completamente destruída em um incêndio. A atração precisou ser restaurada e voltou a funcionar em 1947.

roda-gigante prater viena

A roda-gigante oferece um dos passeios mais especiais de Viena – ainda mais se o céu estiver aberto. De lá é possível ter uma linda vista panorâmica da cidade a 65 metros de altura. A opção mais econômica é andar em uma cabine compartilhada que sai por 9,50 euros. O tour leva cerca de 20 minutos.

Quem quer uma experiência mais romântica pode reservar uma cabine exclusiva. Dizem que muitos noivados surgiram ali. As cápsulas também podem ser alugadas para festas.

O parque tem uma coleção infindável de brinquedos. A diversão é completa para todas as idades e gostos, como carrossel para crianças, bate-bate para adolescentes, jogos de mesa, fliperamas, kart, entre outras opções para adultos.

bate-bate prater viena

kart prater viena

balanço prater viena

Quem gosta mesmo de radicalizar vai se deliciar com as várias montanhas-russa. Em uma das mais procuradas, o público vai deitado, olhando para o chão, simulando um voo de asa delta.

Por conta do frio congelante em Viena, nós escolhemos andar em uma montanha-russa indoor, no escuro, bem radical. Como em todos os brinquedos do parque, o tíquete é adquirido individualmente na bilheteria da própria atração.

montanha-russa prater viena

Vale a pena dedicar um bom tempo para explorar tudo o que o Prater dispõe. Quando a fome apertar, vários restaurantes com preços em diversas faixas estão espalhados pelo parque. Quem gosta de comida de rua também pode saborear deliciosos pratos. Já se a ideia é fazer um piquenique e de quebra economizar para gastar mais euros nos briquedos, basta escolher um canto agradável na vastidão verde.

O cenário no Prater fica ainda mais especial no inverno e nas proximidades das festas de final de ano. Além da decoração de Natal, um Mercado de Inverno é instalado no local com comidas típicas, bebidas quentes e apresentações. O parque também vira ponto de encontro dos vienenses (e turistas) na Virada do Ano com shows e queima de fogos.

mercado de inverno prater viena

Famoso museu de cera, o Madame Tussauds de Viena fica dentro do Prater. Outra opção de lazer a quem passa por lá é visitar o Planetário.

Lojinhas de suvenirs vendem lembrancinhas da capital da Áustria como chaveiros, imãs, camisetas, chocolates e muitas outras coisas. Mozart e a imperatriz Sissi são as figuras mais lembradas nos produtos.

A entrada no Prater é gratuita. A melhor forma de chegar é de metrô através das linhas U1 e U2. A estação Praterstern sai em uma praça na frente do parque.

Deixe uma resposta