A experiência de comer uma autêntica pizza napolitana

Não, não é contar vantagem, mas comer uma pizza em Nápoles deveria entrar (não sei se já não está) nessas listas das coisas do que fazer antes de morrer. O primeiro argumento, claro, é o sabor. A massa fininha e crocante, o molho de tomate natural, o manjericão fresco e a muçarela saborosa na medida formam um time espetacular. Sabor único que só as pizzas napolitanas têm. Assadas no forno a lenha então, ficam irresistíveis!

Outro ponto a favor é o preço. Nas duas das mais famosas pizzarias da cidade – Starita e da Michele – é possível comer uma pizza por até 5 euros. Cabe muito bem no bolso até de quem sai para viajar querendo economizar.

A L’Antica Pizzeria da Michele é tradição pura. Aberta em 1870, ela se orgulha de ser 100% napolitana e não ter filiais. A experiência nela pode ser surpreendente. É ilusão imaginar que você vai chegar, sentar e fazer o pedido. É bom torcer para que a fila não esteja longa. Depois é só pegar uma senha e esperar ser chamado. Uma vez dentro do local prepare-se para dividir a mesa com desconhecidos. Nós por exemplo dividimos a mesa com outro dois casais. Isso tudo contribui para agilizar e facilitar a rotatividade da clientela.

IMG_1028

Na da Michele não há espaço para muitas dúvidas. São oferecidos apenas os sabores marghuerita e marinara. Então, o cliente só vai titubear para pedir uma pizza maior ou com um pouco mais de queijo.

A Pizzeria Starita foi inaugurada em 1901 e parece um pouco mais aberta para as novidades. O cardápio é mais variado e ela tem até filiais em Nova Iorque. A qualidade da pizza, no entanto, é a mesma. Lá sim é possível sentar em mesas exclusivas e apreciar todo o momento.

O que mais chama atenção na experiência é observar o ambiente tradicional e informal dos dois estabelecimentos. Fotos de duas figuras são recorrentes nas paredes das pizzarias napolitanas: o papa e Maradona. O papa pela forte tradição católica na Itália. E o craque argentino pela idolatria da torcida local. Ele foi responsável pelo último título nacional do Nápoles.

Passar pelas pizzarias é ver que lá ninguém tem mais privilégio que o outro. Todos são atendidos de forma igual. É uma aventura gastronômica e também social. É por isso que quem um dia for para Itália pode pensar com carinho em dar pelo menos uma passadinha em Nápoles para comer uma pizza inesquecível.

Serviço:

– L’Antica Pizzeria da Michele
Via Cesare Sersale, 1/3

– Pizzeria Starita
Via Materdei, 27-28

Um comentário em “A experiência de comer uma autêntica pizza napolitana

Deixe uma resposta