Os mercados de Natal da Europa

Visitar a Europa nos meses de novembro e dezembro significa conhecer a magia dos mercados de Natal. Famosos entre os turistas e os locais, os mercados de Natal são famosos por venderem desde artigos natalinos e boa comida, até itens artesanais. Durante o último mês passamos por alguns mercados de Natal, por isso, decidimos contar para vocês a particularidade de cada um.

Barcelona

Em Barcelona, na Espanha, é a Feira de Santa Llúcia, que coloca a cidade em clima natalino. Com 229 anos, ela começa sempre por volta do dia 27 de novembro e vai até o dia 23 de dezembro. Por lá, é possível encontrar principalmente itens para presépios, árvores e enfeites, dentre eles, alguns típicos da região. A feira acontece tradicionalmente em frente a Catedral da cidade, no bairro Gótico, mas também encontramos, algumas barraquinhas em frente a Sagrada Família.

Florença

IMG_1783

Já o mercado de Natal de Florença acontece em frente à maravilhosa igreja de Santa Croce. A princípio, o mercado chamado de Weihnachtsmarkt continha somente produtos de origem alemã, mas hoje, abriga expositores de vários países da Europa. É quase uma viagem pelo continente, uma delícia. Por lá é possível encontrar desde comidas típicas da Grécia e Alemanha, até cerâmicas britânicas. Artigos de Natal também não faltam e a maioria é feito artesanalmente. Em Florença a feira de Natal vai de 2 a 20 de dezembro.

IMG_1788

IMG_1789

 

Munique

IMG_2368

Uma das cidades mais natalinas de toda a Europa, Munique é tomada pelos mercados de Natal durante o mês de dezembro. Toda a parte turística da cidade é enfeitada e as barraquinhas com produtos típicos da época surgem a cada passo. O mercado mais famoso da cidade fica na Marienplatz, a praça mais comhecida da Bavária. Outro lugar com um mercado de Natal bem bacana em Munique é na Torre Chinesa, do Englischer Garten, o maior parque de Munique, e na Karlsplatz, que conta com uma pista de patinação no gelo maravilhosa.

IMG_2376 IMG_2378

Em ambos os lugares é possível encontrar muitos enfeites natalinos e também muita comida típica. O destaque fica para o glühwein, uma bebida a base de vinho e especiarias muito vendida nessa época. Outro charme a mais dos mercados de Munique são as canequinhas fofas para beber o glühwein. Funciona assim, a primeira vez que você for comprar a bebida você paga por ela e pela caneca. Depois, basta pagar pela bebida. Ao final, se você não quiser ficar com a caneca basta devolvê-la para ter o dinheiro de volta.

IMG_2381

Os mercados de Natal de Munique vão do dia 26 de novembro até 24 de dezembro.

Salzburg

Em Salzburg, na Áustria, o mercado começa sempre quatro domingos antes do Natal e vai até 26 de dezembro. O principal acontece na Domplatz, nos arredores da Catedral da cidade, mas também há mercados na Mirabellplatz e no Palácio Hellbrunn. Em Salzburg, os glühweins também fazem sucesso, assim como uma infinidade de doces e os tradicionais enfeites natalinos. Pertinho do mercado principal, na Mozartplatz, há ainda uma pista de patinação no gelo.

IMG_2609

 

Budapeste

IMG_2739

Quem gosta de comidas típicas não pode deixar de visitar os mercados de Natal de Budapeste. Se nos outros mercados os enfeites natalinos são destaque, em Budapeste as barraquinhas de comida é quem são protagonistas. São inúmeras opções para todos os gostos. Outra particularidade é que aqui os itens de decoração natalina dão espaço aos artigos artesanais de diversas espécies. Há desde brinquedos até bolsas, cadernos e biscoitos. Tudo feito com muito capricho. Em Budapeste os mercados de natal acontecem principalmente em dois endereços: na praça Vorosmarty e na frente da Basílica de Santo Estevão. O primeiro, vai de 13 de novembro a 6 de janeiro e o último de 27 de novembro a 2 de janeiro.

IMG_2747 IMG_2751

Um comentário em “Os mercados de Natal da Europa

Deixe uma resposta