Saiba como é viajar de ônibus pela Europa

Quando se fala em viajar pela Europa, logo pensamos em viagens de trem. Porém, um outro tipo de transporte vem conquistando cada vez mais os turistas que visitam o Velho Continente, principalmente aqueles que desejam economizar nos deslocamentos. Viajar de ônibus pela Europa pode não ser a forma mais rápida de cruzar o continente, mas sem dúvida é a mais em conta nos dias de hoje.

Como são os ônibus?

Os ônibus que ligam as principais cidades europeias são bastante parecidos com os ônibus convencionais que temos no Brasil. Os ônibus têm banheiro, ar condicionado e alguns possuem ainda tomadas e acesso wi-fi, mas não espere poltronas super confortáveis. Além disso, não encontramos opções leito como ocorre no Brasil, por isso, se prepare para uma estrutura convencional.

onibus pela europa megabus

A viagem

Em geral as viagens de ônibus pela Europa são bem tranquilas. Em alguns trechos, principalmente os mais longos e noturnos, há algumas paradas na estrada para que o motorista possa descansar, mas nada que atrapalhe demais. Também não há lugares marcados, por isso, se quiser uma boa poltrona tente ser uma das primeiras pessoas na fila. Ah, as bagagens também são guardadas pelos próprios passageiros sob orientação de um funcionário.

O único porém se refere ao comportamento dos viajantes. O que notamos, especialmente nas viagens noturnas, é que as pessoas não costumam dormir. Em duas das três viagens que fizemos a noite não conseguimos dormir direito pois as pessoas passaram a noite conversando, com a luz acesa ou vendo filmes. Uma dica de ouro para quem quer aproveitar o deslocamento para descansar é levar tapa olhos e protetores de ouvido caso você não tenha o perfil de quem dorme facilmente em qualquer lugar.

As empresas de ônibus

Uma das empresas mais conhecidas na Europa é a Eurolines. Ela atua em todo o continente. Porém, em alguns países, empresas parceiras são responsáveis pelo deslocamento. Por exemplo, compramos o trecho Budapeste-Viena pela Eurolines, mas a responsável pela viagem era a empresa húngara Volánbusz.

Esse tipo de parceria é comum e geralmente não apresenta problemas. Porém é preciso ficar atento, já que serviços adicionais como o acesso a internet podem ficar comprometidos nesses esquemas.

Uma empresa bacana, que utilizamos várias vezes, foi a alemã FlixBus, que atua principalmente na Alemanha e países vizinhos. Gostamos bastante do serviço, os ônibus são novos, confortáveis e bastante pontuais.

onibus pela europa ouibus

Outra companhia de ônibus famosa entre os turistas é a MegaBus. A empresa britânica costuma ter preços imbatíveis (conhecemos pessoas que encontraram passagens por 5 pounds!) mesmo vendendo passagens em libras. Não tivemos a oportunidade de viajar de MegaBus, mas ouvimos boas recomendações.

Já a empresa francesa OuiBus atua com base na França e também é uma boa pedida para quem vai passar pelo país.

Vantagens e desvantagens

Sem dúvidas a maior vantagem de viajar de ônibus pela Europa é o preço. Para se ter uma ideia compramos o trecho Paris-Amsterdã por 19 euros e viajamos de Budapeste para Viena pagando cerca de 9 euros. A dica para conseguir boas tarifas é comprar os tíquetes com antecedência.

Outro fator positivo em relação aos ônibus é a localização dos terminais. Em geral, os ônibus partem e chegam de locais servidos de estações de metrô o que facilita e muito o deslocamento na hora de chegar ou sair das cidades.

Em relação às desvantagens vale frisar o desconforto e o tempo de viagem. Viagens longas podem cansar e comprometer as primeiras horas no próximo destino. Por isso, se você tem dificuldades para dormir em ônibus talvez seja melhor considerar outra forma de transporte.

Deixe uma resposta