O que fazer em 3 dias em Roma – Um guia da Cidade Eterna

Uma vida inteira não seria o suficiente para conhecer Roma, diria o antigo ditado. Porém, em três dias completos é possível ter uma bela noção do que a Cidade Eterna tem a oferecer aos turistas. Elaboramos um roteiro com as atrações turísticas essenciais da capital italiana. Prepare-se para ser conquistado pelas lindas paisagens, construções históricas, praças maravilhosas e, claro, pela comida deliciosa. Confira ainda o vídeo do nosso passeio por lá e descubra o que fazer em Roma em três dias.

Primeiro dia: um passeio pela Roma Antiga

Comece pelo Coliseu. Longas filas podem ser inevitáveis, por isso a sugestão é comprar o bilhete de entrada pela internet por 12 euros mais 2 euros de taxa. O tíquete é válido ainda para o Palatino e o Fórum Romano. Passar pelas atrações requer muito fôlego e o dia inteiro de dedicação. Para quem quer economizar, a entrada nos três é gratuita em todo primeiro domingo do mês.

coliseu3

No Coliseu suba as escadas até o alto e aprecie a colossal estrutura construída para 50 mil pessoas. Mesmo arruinado, o gigantesco estádio impressiona. Mergulhe na imaginação e tente voltar aos primeiros séculos d.C. quando o Império Romano vivia seu apogeu. O Coliseu recebia apresentações de teatro, mas ficou conhecido mesmo com as batalhas de gladiadores. Painéis espalhados vão explicando tudo que acontecia lá dentro. Depois desça até o primeiro nível e observe o que era o solo do Coliseu. As galerias revelam como era a estrutura da mega construção. Animais e os gladiadores saíam de túneis direto para a arena. Uma engenhosidade monstruosa levantada para entreter o povo romano.

coliseu

coliseu2

 

Depois siga para o Palatino, onde Roma teria começado. O alto do monte com o mesmo nome era onde morava a aristocracia romana e o local que os imperadores escolhiam para construir seus palácios. A área dominada por imponentes ruínas ilustra com mais detalhes como era a vida durante o Império. Algumas estruturas ainda estão bem preservadas. Outras são apenas resquícios, como o Circo Máximo. Do Palatino é possível ver o que restou do maior estádio romano. Até 300 mil pessoas acompanhavam competições esportivas, como corridas de bigas, nas arquibancadas do Circo Massimo.

foro

Do Palatino o próximo destino é o Fórum Romano, o centro da vida pública do Império Romano. Por lá é possível identificar melhor como era a vida dos moradores percorrendo casas, arcos, templos, basílicas e demais estruturas. A Via Sacra é por onde passavam as procissões religiosas; o Templo de Júlio César é onde o corpo do imperador foi cremado; o Templo de Saturno guardava o tesouro da cidade; e o Arco de Tito teria influenciado Napoleão a construir o Arco do Triunfo em Paris, na França.

foro2

foro4

foro3

O passeio pode ser finalizado ao longo da Via dei Fori Imperiali até a Piazza Venezia. O trajeto revela fóruns de vários imperadores e mais sítios arqueológicos.

Segundo dia: Cidade do Vaticano

Milhões de pessoas passam por ano pelo centro do mundo cristão. Pegue o metrô na direção Battistini e desça na estação Cipro ou Ottaviano. Siga as placas até o Museu do Vaticano. As longas filas são comuns assim como no Coliseu. A dica novamente é garantir a entrada ao museu pela internet. O tíquete sai por 16 euros mais 4 euros de taxa de reserva.

museu

O ápice da visita ao Museu do Vaticano é chegar no interior da Capela Sistina. Antes, por um longo caminho é possível ver pinturas, esculturas, tapetes, mapas e outros objetos de arte. Um acervo precioso, incluindo múmias e peças da Grécia antiga, Egito e Mesopotâmia. As Salas de Rafael aumentam a expectativa e dão um prenúncio do que está por vir. A Capela Sistina celebra a visita ao museu como gran finale. É no teto dela que está o Juízo Final, de Michelângelo. Procure um lugar adequado e aprecie cada detalhe da obra, como A Criação de Adão, uma das cenas mais famosas.

museu2

Saia do museu e passe para dentro dos muros do Vaticano. Contemple a grandiosidade da Praça de São Pedro e siga a fila para entrar na Basílica. O interior do mais importante santuário católico é fascinante e guarda muitos tesouros, como a Pietá, escultura de Michelângelo. A Estátua de São Pedro também pode ser vista. Os pés da obra estão desgastados devido aos beijos e afagos dos peregrinos ao longo da história. No lado direito, uma das primeiras capelas é dedicada ao Papa João Paulo II, que tornou-se santo em 2014. Um dos papas mais carismáticos da Igreja está sepultado ali. Aproveite cada minuto para percorrer cada pedaço da Basílica.

vaticano

vaticano5

vaticano2

vaticano4

vaticano3

vaticano6

Terceiro dia: Centro de Roma

As praças, fontes e ruas mais belas de Roma estão na área central. Seguir de um lado para o outro é passar por lojas das grifes mais famosas, bons cafés e restaurantes e muitas, muitas igrejas. Entre os destaques estão a Piazza del Popolo, a Piazza di Spagna e a Piazza Navona. Para quem busca fazer compras, o caminho é seguir pela Via del Corso e pela essencial Via dei Condotti, onde estão as lojas das marcas mais luxuosas do mundo. 

spagna

navona

O Panteão é uma das construções antigas melhor conservada em Roma e possui uma construção singular. Antigo templo pagão, o Panteão virou igreja. Nele estão vários túmulos, como do pintor Rafael e do rei Victorio Emanuele II.

panteao2

pant

Aproveite a passagem pelo centro de Roma para comer bem. Muitos restaurantes servem boas massas. Na sobremesa, experimente um delicioso e cremoso gelato. Para fechar a estadia em Roma, a sugestão é seguir para a Fontana di Trevi, um dos lugares mais lindos e mais conhecidos da cidade. A estrutura passou por uma intensa restauração e foi reaberta ao público ainda mais bela no fim de 2015.

fontana2

Admire o local imortalizado no filme La Dolce Vita, de Fellini, e de costas jogue uma moeda nas águas da Fontana di Trevi. A lenda diz que quem faz isso um dia irá voltar para Roma. E depois de ver tanta coisa bonita e mergulhar na história quem é que não conta as horas para retornar à capital da Itália?

Para quem quer saber mais, já publicamos aqui no blog um guia do que fazer a pé pelo centro de Roma. É só clicar aqui no link e conferir.

DCIM101GOPRO

 

DCIM101GOPRO

fontana

Um comentário em “O que fazer em 3 dias em Roma – Um guia da Cidade Eterna

Deixe uma resposta