Londres de A a Z

Estamos prestes a embarcar para a minha cidade favorita em todo mundo: Londres. Por isso, para entrarmos no clima resolvi me inspirar no meu pai, que quando mantinha o blog da revista Minha Viagem no UOL, fez alguns posts de países e cidades de A a Z e mostrar o meu olhar sobre alguns lugares e características da capital do Reino Unido. Enjoy!

A… Accent – Impossível falar de Londres sem citar o “British Accent”. Mesmo sendo uma cidade onde muitas nacionalidades se encontram, o sotaque britânico é muito presente em Londres e uma delícia de se escutar.

B… Big Ben – O icônico relógio instalado no Palácio de Westminster na verdade é chamado de Elizabeth Tower. Big Ben é, na realidade, o nome dado ao sino. De um jeito ou de outro, o monumento é parada obrigatória na cidade.

Londres1

C… Covent Garden – Um dos lugares mais charmosos de Londres, Covent Garden abriga três mercados de rua, além de dezenas de lojas, cafés, restaurantes e apresentações culturais.

D… Diana – Conhecida como Lady Di, Diana foi uma das personalidades da família real mais admiradas e amadas em Londres e em todo Reino Unido. Morta em 1997, em um acidente de carro, até hoje Diana é relembrada em Londres, seja pelas lojas de souvenirs ou pelos memoriais presentes no Hyde Park e na Harrods.

E… Expensive – Não tem como negar, Londres é uma cidade cara. Mesmo com dezenas de museus gratuitos a capital da Inglaterra tem preços acima da média. Para nós, brasileiros – com a libra valendo cerca de R$ 6 reais – a situação é ainda pior.

Londres2

F… Fog – Quem nunca ouviu falar do “London Fog?” Tão característico quanto o próprio Big Ben, a neblina que toma conta de Londres já virou marca registrada na cidade. O tempo lá nem sempre é dos melhores, mas quem se importa quando se está em Londres?

G… Greenwich – Bairro do sul de Londres, Greenwich “abriga” o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra em Ocidente e Oriente, além do incrível Museu Marítimo.

H… Hyde Park – Um dos meus lugares preferidos em Londres, o Hyde Park é uma das maiores áreas verdes da cidade e tem a cara de Londres. Por lá, todo mundo tem vez. Quem quer relaxar pode passar a tarde deitado sobre a grama, quem tem fome aproveita para fazer um picnic, os esportistas correm e andam de bicicleta e patins enquanto os inconformados aproveitam o Speaker’s Corner para dar voz as suas manifestações.

Londres3

J… Jewels – Monarquia que se preze tem jóias e coroas. Passeio obrigatório em Londres, o espaço que abriga a The Crown Jewels ou As Joias da Coroa, na Torre de Londres é impressionante. Por lá, além de ver de pertinho os bens mais valiosos da família real britânica é possível entender o significado de cada peça e sua importância na cultura e história da Grã-Bretanha.

K… King’s Cross – Uma das estações mais concorridas de Londres, King’s Cross é o ponto de partida de vários trens para o interior da Inglaterra. Além de lindo, o lugar guarda muita história – eu já até vi a Rainha embarcando por lá (juro!) – e a famosa plataforma 9 3/4, famosa por causa dos livros e filmes Harry Potter.

L… London Eye – Localizada na margem oposta do Tâmisa, quase em frente ao Parlamento, essa roda gigante se tornou um símbolo de Londres. Não é para menos. O passeio – que dura 30 minutos – permite que se veja quase toda a cidade do alto numa vista de tirar o fôlego.

Londres4

M… Multicultural – “In London everyone is different but that means anybody can fit in”. Essa é uma das frases finais do filme Paddington, que conta a história de um urso que foi viver em Londres. Para mim, ela resume bem o que é a cidade e um pouco da sua magia. Todo mundo é diferente em Londres, há pessoas de todos os lugares do planeta e todos se sentem em casa por lá.

N… Natural History Museum – Localizado num edifício que, por si só, já é uma atração. O Museu de História Natural de Londres é um dos meus lugares favoritos na cidade. Aqui, a história das espécies é tratada de maneira dinâmica e interativa.

O… O2 Arena – Uma das maiores arenas cobertas da Europa, a O2 Arena é um lugar sensacional que recebe os maiores artistas do mundo. Vários nomes importantes da música já passaram por aqui. Eu tive a oportunidade de assistir a um show última turnê das Spice Girls e foi incrível. Vai visitar Londres? Não deixe de pesquisar os shows programados na O2 Arena para a época.

P… Pret a Manger – Eu iria escolher Pub para a letra P. Até deveria, visto que os pubs são um patrimônio de Londres e de todo o Reino Unido. Mas não resisti e resolvi nomear a letra P com um dos meus lugares favoritos para comer em Londres. A rede Pret a Manger é o clássico BBB (Bom, bonito e barato). Por lá você pode tomar café, almoçar e jantar sempre com qualidade e bom preço. Destaque para os sanduíches de baguete deliciosos e sempre fresquinhos.

Londres5

Q… Queen – God Save the Queen já dizia o hino da Inglaterra. Assim como a Lady Di, a rainha está presente em boa parte dos principais pontos turísticos de Londres (mesmo que apenas como referência ou souvenirs). Ou seja, é impossível visitar a cidade sem ser contagiado pelo clima da monarquia e da Rainha Elizabeth II, que neste ano se tornou a monarca a ocupar mais tempo o trono britânico.

R… Rain – Sim a chuva faz parte do cotidiano londrino. Não chove todo dia, mas é bem possível que na sua estadia na cidade você pegue pelo menos algumas horas de chuva. Por isso, para que nada estrague o passeio ter sempre um guarda-chuva na bolsa é fundamental.

S… Somerset House – Esse palácio nem sempre está na lista dos turistas que visitam Londres o que é uma pena. Com várias exibições artísticas durante todo o ano, o Somerset House ainda abriga durante o inverno uma das pistas de patinação no gelo mais lindas e concorridas de Londres.

Londres6

T… Trafalgar Square – Uma das praças mais bonitas de Londres e a mais animada também. É por aqui que várias manifestações acontecem. Em uma região supermovimentada e cheia de vida, a Trafalgar Square ainda tem uma vista bem legal para o Big Ben e abriga o edifício onde está a National Gallery, museu com várias de mestres da pintura como Da Vinci e Bellini.

U… Underground – Underground ou tube, para os íntimos. O metrô de Londres é simplesmente sensacional e é tão importante na cidade que já se tornou um ícone da cultura londrina.

Londres7

V… Victoria – O reinado da Rainha Victoria marca até hoje a cidade de Londres. Grande parte dos monumentos históricos e turísticos remetem à Era Vitoriana. A monarca e seu esposo Albert, também dão nome a um dos museus mais legais de Londres: o Victoria and Albert Museum, que traz coleções bacanérrimas de design e até moda.

W… Winter Wonderland – Todo ano durante o inverno a Winter Wonderland desembarca no Hyde Park. Trata-se de um parque com brincadeiras, patinação no gelo, comidinhas e várias outras coisas legais que transformam o local e ajudam a afastar as baixas temperaturas com muita diversão.

Londres8

Z… Zone 1, 2, 3… – Quer entender Londres? Então preste atenção nas zonas. Tão importante quanto saber o bairro o rua onde se ficará hospedado é saber em que zona o local fica. Quanto menor o número mais próximo do centro se está e, consequentemente, menos se gasta em transporte. Fique atento!

Fiquei devendo o I, X, e Y. Não consegui pensar em nada. Alguém tem alguma ideia?

3 comentários em “Londres de A a Z

  1. Oi Bruna, muito legal sua lista. Seguem minhas sugestões para as letras que faltam.
    I de Indians. É impressionante a quantidade de indianos que vivem em Londres (mais de 540.000), por conta, claro, dos vários anos de dominação inglesa na Índia.
    X de X Factor. O famoso programa televisivo de talentos musicais começou lá.
    Y de Yellow Press. A imprensa amarela ou “marron” como se diz no Brasil é a imprensa sensacionalista. E como não amar os tablóides londrinos e suas manchetes que tiram a infernizam a vida da família real e de outros famosos?

Deixe uma resposta