Guia rápido e fácil para andar de metrô em Paris

Falar do metrô de Paris de uma forma bem objetiva é indicar o aplicativo Next Stop Paris, da RATP (baixe aqui). Nele o viajante vai ter o melhor instrumento para se locomover com tranquilidade pela Cidade Luz. A capital da França é bem servida de linhas. A facilidade vai permitir que você organize passeios em pontos distintos ou então que possa caminhar livremente sabendo que estará perto de uma estação quando cansar e quiser voltar embora.

O NSP foi um dos mais eficientes aplicativos que usamos durante o nosso mochilão pela Europa. Além de serviços comuns como mostrar o mapa da rede e indicar o itinerário mais rápido ou mais dinâmico, a plataforma mostra ainda e descreve atrações turísticas – badaladas ou não – nas proximidades de onde você está. O mais interessante é que ela funciona mesmo sem uma conexão de internet e está disponível em português.

O apoio do Next Stop Paris é essencial para ter uma experiência agradável no metrô parisiense. Nele você encontra outras informações como o preço e a melhor forma de comprar bilhetes especiais para chegar até os aeroportos e também visitar locais nos arredores como o Palácio de Versalhes, a Disney Paris e o Stade de France.

metro paris viajenoblog

No geral, se locomover de metrô na Cidade Luz segue o padrão de verificar qual linha passa pela estação que você quer chegar e observar o sentido. O itinerário é marcado pela estação inicial e a final. Placas nos interior da estação ajudam o turista a se guiar. Mapas espalhados pelos vagões também colaboram para você não se perder na direção.

Até se ambientar e compreender como funciona a rede, a melhor dica é pesquisar no aplicativo e seguir as coordenadas que não terá erro. O serviço vai te mostrar onde descer, qual direção tomar e, caso seja necessário fazer baldeação, em qual estação trocar de trem.

A compra do tíquete pode ser feita em terminais de autoatendimento. As máquinas aceitam cartões e funcionam muito bem. O bilhete único sai por 1,80 euro, mas a sugestão para economizar é adquirir um carnê com 10 bilhetes (o 10 t+) por 14,10 euros.

t+ tiquete metro paris

O bilhete simples atende a zona 1, onde estão as principais atrações da cidade. Ele pode ser usado nos ônibus e também nas linhas RER e trens da SNFC que passam por Paris.

Fique atento que em áreas afastadas a cobrança é diferenciada, por isso a necessidade de comprar bilhetes específicos. O Next Stop Paris detalha como proceder.

O tíquete especial também está disponível nas máquinas de autoatendimento e pode ser comprado em qualquer estação. De lá, basta você seguir até a estação onde o trem passa e fazer a integração correta.

Novamente, placas sinalizam o caminho para o turista não se perder. Um painel eletrônico mostra os próximos trens, a plataforma e o itinerário. Contate um funcionário no caso de dúvida.

Quando entrar no metrô, não descarte seu bilhete. Tecnicamente seria necessário validá-lo também na saída, mas a maior parte das estações ignoram o fato.

Apesar disso, eventualmente pode aparecer um guarda querendo checar se você está agindo corretamente. Principalmente se você estiver fora da zona atendida, como por exemplo, estar no trem indo ou voltando de Versalhes. A penalidade, se descoberta, vai render uma multa pesadíssima.

estação metro paris

Outras informações que constam no Next Stop Paris são sobre as estações de trem e a rede de ônibus noturno (Noctilien) para quando o metrô não estiver em funcionamento.

O aplicativo é tão completo que nele é possível checar as instruções com mais detalhes, dicas de segurança, telefones úteis, horários e até frases em francês para usar em caso de necessidade.

 

Deixe uma resposta