Entre o mistério e o glamour: Torre de Londres e Palácio de Buckingham

Londres tem forte presença de atrações turísticas ligadas à monarquia. Nelas é possível passar por lugares belíssimos, cercados de glamour, até outros cheios de mistérios. É por esse último que a gente começa: a Torre de Londres. O lugar é famoso por guardar algumas das preciosidades mais importantes da realeza. Mas não é só isso.

É fascinante visitar uma construção de quase mil anos. A Torre de Londres foi erguida em 1.066 originalmente para ser residencia real, mas com o passar do tempo foi de tudo um pouco: depósito de armas, casa da moeda, prisão e palco de muitas conspirações. Vários presos foram executados ali, entre eles um brasileiro acusado de espionagem na Primeira Guerra Mundial. Algumas lendas falam sobre a presença de espíritos no local, como de dois jovens príncipes que foram levados à Torre pelo tio – de olho no trono – e nunca mais foram vistos.

IMG_7311DSC08649 IMG_7327

A visita que custa 24,50 libras na bilheteria leva cerca de duas horas para ser feita. Entre o passeio é possível ver salas e instrumento usados para tortura de presos. Há ainda armaduras medievais usadas em combates. Outra parte interessante é descobrir que animais exóticos como leões e até um urso polar habitavam a fortaleza, muitos deles presentes de monarcas estrangeiros. Já os corvos são parte da tradição da Torre e há quem diga que sem a presença deles lá a monarquia acaba.

DSC08659 DSC08660

A Torre de Londres é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pela cidade. A ala mais cobiçada por todos é onde estão guardadas as joias da coroa. É lá que estão objetos usados nas coroações do reis e rainhas. Um filme em uma das partes mostra a cerimônia que marcou a subida ao trono da rainha Elizabeth II. A coroa dela está exposta lá. Em todas as partes da construção histórica o visitante pode fazer fotos. Apenas onde estão aos joias da coroa é que as imagens são proibidas.

Bem ao lado da Torre de Londres está outro ponto turístico que merece a visita: a Tower Bridge. A ponte, de 120 anos, chama atenção em cada detalhe, já foi cenário de vários filmes e causa encantamento nos turistas quando abre para dar passagem a grandes embarcações. Ela também pode ser visitada por dentro e o ingresso custa 9 libras.

IMG_7389

Voltando a falar da rainha Elizabeth II, outro passeio óbvio em Londres é a visita ao Palácio de Buckingham, residência oficial da família real. A principal atração é a Troca da Guarda. A cerimômia começa por volta das 11h, mas fique atento, nos dias mais frios ela acontece em dias alternados. Para quem pergunta se vale a pena perder tempo com isso. Sim, é uma opção bem interessante. A Troca passa longe de ser um ato beeem quadrado e os guardas até tocam músicas pop’s, mais conhecidas do grande público. Quem quer conferir no detalhe não pode perder o vídeo.

IMG_8003

Há uma possibilidade de visitar áreas do Palácio de Buckingham e conhecer parte do luxo da família real, mas apenas em algumas épocas do ano. Entre aqui para ver os horários e preços.

>>> Dica de roteiro em Londres: de St. Paul’s ao Borough Market

>>> Viagem pela antiguidade e pelas obras-primas: British Museum e National Gallery

>>> Roteiro dos clássicos: Big Ben, London Eye, Abadia de Westminster e mais!

>>> Museu de História Natural, Victoria and Albert e Harrods – Três passeios através da Cromwell Road

Deixe uma resposta