Não tenha medo de dividir quarto em viagens (mesmo em casal)

Uma das formas efetivas de baratear os custos de uma viagem é compartilhar um quarto de hostel com mais pessoas. Isso serve para quem viaja sozinho, em grupo de amigos e por que não em casal. Sim, é possível passar pela experiência sem qualquer inconveniente. Na nossa viagem pela Europa dividimos a hospedagem com outras pessoas em quatro cidades: Amsterdã, Barcelona, Florença e Munique.

O argumento mais importante para incentivar a prática é a queda do preço. Passar as noites em quarto compartilhado pode reduzir a diária somada do casal em até a metade (ou mais) caso se optasse por um cômodo privado. Agora multiplique isso pela quantidade de noites que você vai passar na cidade. Dá para comer bem, visitar atrações, fazer compras ou o que você mais imaginar com o dinheiro economizado.

Ou ainda, o valor compensado pode de uma vez por todas ajudar a viabilizar sua viagem. De repente aquele lugar que vocês tanto queriam conhecer, mas que assustava pelo preço, pode voltar para o roteiro.

Claro que ter mais gente em um quarto tira a liberdade do casal. Isso não é nenhum fim do mundo e pode ter certeza que não vai estragar nenhum momento. Por isso, a dica aqui é optar por ficar em um ambiente conjunto em destinos de curta duração: de duas ou três noites.

Quem tem curiosidade para saber como são os quartos compartilhados em hostel, nas quatro cidades que passamos (citadas acima) os espaços eram divididos em beliches. Havia armários exclusivos para guardar as coisas, tomadas e luminárias individuais ao lado de cada cama.

Uma sugestão é pesquisar por dormitórios com até quatro pessoas. Seis pessoas ainda pode ser viável, mas mais que isso a chance de ser uma experiência caótica aumenta.

Sobre banheiros, também podem ficar tranquilos. Geralmente eles são bem limpos quando instalados fora do quarto. Dentro do dormitório tem que levar em conta o bom senso dos companheiros. Mas a manutenção para deixar tudo em ordem na maioria dos hostels é diária.

Então, não tenha medo de optar por uma hospedagem em quarto compartilhado quando estiver organizando sua viagem. A modalidade pode ser bem vantajosa. Tornar realidade seu planejamento ou conhecer um destino incrível faz a decisão valer a pena.

Deixe uma resposta