Como é viajar de ônibus entre Paris e Amsterdã

Viajar de ônibus é uma ótima opção para quem quer economizar com transporte na Europa. Fazer um trajeto noturno pode reduzir ainda mais as despesas, já que assim é possível diminuir uma diária com hospedagem. A escolha, no entanto, requer um pouco de cautela para que a viagem não se torne uma cilada. Antes de fechar a compra é importante fazer uma pesquisa sobre a empresa e ler relatos de quem já viajou para saber se o transporte é confiável. Saber de onde o ônibus parte é outro ponto que merece atenção. Uma visitinha antecipada ao lugar garante mais um pouco de tranquilidade, já que nem sempre os coletivos partem de estações grandes e centrais como os trens.

Encaramos uma noite de ônibus no trecho entre Paris e Amsterdã. A passagem da empresa Ouibus adquirida com antecedência pela internet custou 19 euros, bem abaixo que as opçôes de trem e de avião. O veículo que viajamos era limpo, com assentos confortáveis, wi-fi a bordo e com muitos mochileiros como passageiros.

Os ônibus da Ouibus saem da estação de trem de Bercy, ao lado da estação de metrô de mesmo nome. O local é pequeno e fácil de achar o ponto de embarque do ônibus, mas não possui algumas facilidades, como lockers. Quem tem um dia inteiro livre na cidade e deseja guardar a bagagem pode ir até a estação Gare du Lyon, que fica uma antes da de Bercy de metrô. Além disso, quem vai esperar o ônibus noturno precisa jantar antes ou levar algo para comer. Por ser uma estação pequena, os restaurantes e cafés fecham às 21h. Depois desse horário só máquinas que vendem salgados, chocolates e bebidas funcionam.

A saída de Paris para Amsterdã estava programada para às 23h15. O ônibus partiu poucos minutos depois. Chegar com uma antecedência de pelos menos meia-hora é o suficiente para embarcar tranquilo. É o próprio passageiro quem guarda suas coisas no bagageiro do ônibus. Então muito cuidado com os pertences.

Durante a viagem há paradas no caminho a cada 2h para que o motorista possa descansar. Isso pode ser um problema para quem tem o sono muito leve, já que muitas pessoas acabam levantando para ir fumar ou fazer um lanche. Outros incômodos podem aparecer, como no nosso caso. A passageira do banco da frente resolveu passar parte da viagem assistindo ao filme Gladiador no notebook e para isso manteve a luz sobre o banco acesa madrugada a dentro. O motorista também não foi muito amigo deixando uma música alta praticamente por toda a viagem.

Porém, a estrada boa entre a França e a Holanda, passando pela Bélgica, deixou a viagem suave. O ônibus chegou em Amsterdã por volta das 6h15, um pouco antes do previsto. O destino final foi em um ponto em frente a uma estação de tram e de metrô que levavam ao centro e outros pontos da capital holandesa.

Estabelecendo um balanço, a economia é o melhor argumento para quem escolhe ir de um lugar para o outro de ônibus. Em compensação, uma noite mal dormida pode refletir nos dias seguintes da viagem.

6 comentários em “Como é viajar de ônibus entre Paris e Amsterdã

    1. Oi Gustavo, achamos essa questão bem tranquila. Eles recomendam uma mala maior para ir no bagageiro e outra de mão para ir com você. Não pesaram nem mediram nossas mochilas. Lembrando que é o próprio passageiro quem fica responsável por colocar e retirar a mala do bagageiro. Esperamos ter esclarecido sua dúvida.

  1. Oi Bruna, tudo bem?

    Obrigada pelo post! Me ajudou muito! Eu estava procurando exatamente por estas informações, pretendo fazer esse trecho em Agosto. Uma questão, o ônibus chega lá super cedo né?
    Vocês ficaram andando com a mochila até o horário do check in ou deixaram em algum lugar?
    E lá em Amsterdam onde o ônibus para até o centro é perto? O trem funcionou ok neste horário??

    Obrigada!

    1. Oi, Fabiana. Que bom que te ajudamos. O ônibus chega bem cedo mesmo e em uma estação um pouco afastada do centro, mas conseguimos ir tranquilamente de tram até o centro, mesmo de manhãzinha. Pelo próprio google maps você consegue ver qual a linha indicada para o seu hostel. Sobre as malas, nós deixamos em um locker no hostel, esperamos um pouco lá e saímos andar até a hora do check-in. Qualquer outra dúvida só avisar. Beijos!

Deixe uma resposta