Como é a visita ao Camp Nou e ao Museu do Barcelona

Poucos clubes de futebol no mundo despertam tanta admiração dos brasileiros quanto o Barcelona. A equipe catalã ganhou fama pelos times mágicos e pela presença constante dos nossos melhores jogadores. Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Neymar são os exemplos mais recentes de ídolos lá e cá. Essa forte ligação faz com que visitar o Camp Nou e o museu seja um passeio quase que obrigatório a quem viaja a Barcelona. Mesmo quem não é lá um apaixonado por futebol vai se encantar com a atmosfera do estádio.

O pontapé inicial do tour pelo Camp Nou destaca a rica história da equipe blaugrana. O Barcelona desde sua fundação em 1899 é um time marcado pela resistência e compromisso com o povo da Catalunha. A identidade ficou ainda mais forte durante o período em que o ditador Franco permaneceu no poder na Espanha. Mesmo alvo de represálias, o Barça se transformou em uma das principais forças esportivas do país e a bandeira do clube virou um símbolo da luta pela independência local. A expressão “Més que un Club” (Mais que um clube) reflete o tamanho e a importância do Barcelona.

historia barcelona camp nou

A sala de conquistas mostra a evolução do clube, desde os primeiros troféus, passando pela luta contra a ditadura, a contratação de ídolos que moldaram o estilo de jogo, como Johan Cruijff; e por fim os títulos mais recentes. A história do Barcelona é contada em detalhes com uniformes, bolas, chuteiras, recortes de jornais, contratos e mesas interativas.

mosaico camp nou barcelona

Messi e as taças da Liga dos Campeões têm lugar de destaque no Museu do Barcelona. O ídolo argentino é reverenciado com a exposição das cinco bolas de ouro de melhor jogador do mundo. Já as “orelhudas” indicam os quatro títulos europeus da equipe catalã. Cada uma delas mostra os detalhes na partida. Na última conquista, em 2015 contra a Juventus, Neymar foi um dos protagonistas.

messi bola de ouro camp nou

liga dos campeoes camp nou barcelona

Camp Nou, um estádio magnífico

Seguindo no passeio, a estrutura e o encanto do Camp Nou começam a ser descobertos. Inaugurado em 1957, o estádio passou por ampliações até se transformar em um dos maiores estádios de futebol do mundo. Hoje, quase 100 mil aficionados acompanham o Barça em cada jogo. Logo de cara, a vista da arquibancada impressiona.

No tour é possível passar pela zona mista e sala de imprensa, onde atletas e técnicos atendem os jornalistas. O vestiário da equipe visitante é aberto ao público. Um mosaico de imagens mostram grandes jogadores de futebol da história que pisaram no gramado do Camp Nou e enfrentaram o Barcelona. Entre eles está Pelé, o melhor da história.

zona mista camp nou

vestiario visitante barcelona pele

A emoção começa a tomar conta quando chegamos ao túnel dos vestiários. Logo no início das escadas está a singela capela do clube. Seguindo no túnel, é difícil não se imaginar como um jogador de verdade. Subir até o gramado rende uma cena inesquecível na memória. A dica é contemplar a grandeza do Camp Nou, olhando desde a grama verde em estado perfeito até o último nível das arquibancadas.

capela camp nou barcelona

Mesmo com um espaço limitado, o visitante pode andar à beira do gramado e sentir-se como um astro da bola. A atração seguinte é ir até as tribunas, onde rádios e TVs transmitem os jogos. A visão do campo é novamente espetacular. Ainda é possível ouvir narrações de alguns dos lances históricos do Barcelona.

gramado camp nou barcelona

Na opinião de um apaixonado por futebol, considero essa parte como o ponto alto do passeio. É quase indescritível a sensação de estar dentro de um templo do esporte. Aproveite para tirar belas fotos.

Barcelona, mais que um clube mesmo

A paixão pelo Barcelona é venerada na parte final do tour. Telas táteis resgatam gols importantes da história blaugrana. Entre eles estão lances de Romário, Ronaldo e Ronaldinho, os primeiros gols de Messi e Neymar, e outros tentos heroicos.

primeiro gol messi camp nou

Um telão de 35 metros em um corredor relembra as glórias do Barcelona destacando novamente lances e conquistas recentes, como da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes.

O grand finale é chamado de “chuva blaugrana”. Um jardim de telões, na descrição do clube, mostra os apaixonados sócios cantando o hino do Barcelona. Sente no banco e sinta a emoção mesmo que você seja torcedor de outro time europeu.

chuva blaugrana camp nou

Como chegar ao Camp Nou

A visita ao Camp Nou e ao Museu do Barcelona sai por 23 euros. Ao final do tour, uma loja gigantesca é um paraíso para quem comprar uniformes e outros adereços do time. Para chegar ao estádio, a estação do metrô mais próxima é a Collblanc. Acesse a Travessera de les Corts e placas vão indicar a bilheteria principal.

bilheteria camp nou

Deixe uma resposta