Até onde Roma pode te levar?

Caminhar por Roma é perder o rumo na história. A política, a religião, a comida, as artes, a moda, a vida do mundo ocidental passam pela capital da Itália. Não à toa ela é conhecida como cidade eterna. Estar em Roma é folhear uma apostila de história e poder ver pessoalmente lugares que sobreviveram há milênios. Não há limites para o conhecimento em Roma.

Passagem obrigatória, o Coliseu é um dos principais símbolos que conhecemos do Império Romano. Só mesmo a imaginação para nos levar tão longe e permitir que a gente fantasie o que acontecia ali dentro desse gigantesco estádio. O entretenimento era a principal atração mesmo que para isso houvesse muito sacrifício de pessoas e animais.

IMG_1315

O Vaticano é o centro do mundo cristão. Foi com a ascensão do imperador Constantino que a Igreja Católica deixou de ser perseguida e começou a se fortificar com uma das principais instituições do mundo. Visitar o papa e a Basílica de São Pedro movimenta milhões de pessoas todos os anos. Mas há muitos mistérios do lado de dentro dos muros do Vaticano. O museu guarda um acervo de esculturas, mapas, tapetes e pinturas de valor incalculável. O teto da Capela Sistina é tela para uma das obras mais famosas de Michelângelo, o Juízo Final.

Arte que está espalhada por toda a capital da bota. Dentro das igrejas, nos museus, galerias e principalmente praças, com esculturas e fontes impressionantes. Uma das mais belas, a Fontana di Trevi já foi até estrela de filme, em La Dolce Vita, de Federico Fellini.

Toda a inspiração artística italiana reflete na moda. As grifes mais famosas e marcas mais luxuosas estão em lojas espalhadas pelas ruas de Roma. Misturadas a praças e locais históricos, elas são parte do cotidiano local e influenciam o mundo todo.

Não tem como falar da Itália e deixar de fora a comida. Receitas passadas de geração para geração movimentam desde os restaurantes mais tradicionais até as cantinas familiares. É difícil se manter na dieta comendo em Roma. Ou melhor, com ingredientes tão frescos e saborosos, fica impossível resistir à uma deliciosa massa. Os sorvetes confortam a alma de tão cremosos e deliciosos.

Roma é a cidade que moldou o mundo ocidental. Ela permanecerá eterna enquanto houver gente para se fascinar com tudo que ela pode oferecer. Tão bom quanto conhecer Roma é poder ter a certeza de um dia voltar para lá.

Deixe uma resposta